terça-feira, 19 de abril de 2011

Lontras - Filipa Brazão


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Carnívora
Família: Mustelidae
Subfamília: Lutrinae
Género: Lontra


A lontra é um mamífero que se pode encontrar na Europa, Ásia, África, numa parte da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul (principalmente Brasil e Argentina).
O seu habitat natural é perto de rios, onde lhe permite obter alimento, como peixes, crustáceos, anfíbios, répteis e algumas vezes aves e pequenos mamíferos.

A lontra geralmente tem hábitos nocturnos, dorme de dia na margem do rio e acorda de noite para se alimentar. As lontras dividem-se em grupos, ficando as fêmeas com os seus filhos, e os machos sozinhos, juntando-se apenas às fêmeas na época de acasalamento. O seu período de gestação da lontra é perto de 2 meses, nascendo de 1 a 6 filhos de cada vez. A fêmea cria os seus filhotes na terra ou em pedras, e as crias chegam a pesar de 120 a 160 gramas. Atingem a maturidade sexual aos 2 anos.



As lontras adultas medem de 55 a 120 cm de comprimento, incluindo a cauda que é espessa, achatada na base, e onde está incluído o principal órgão propulsor quando se movimenta dentro de água, servindo de leme.
As lontras têm um pescoço reduzido, embora seja largo, e uns olhos pequenos rodeados por duas pequenas orelhas. O seu focinho apresenta longos pêlos sensoriais, chamados vibrissas. As suas patas são curtas e rijas, com cinco dedos unidos por uma membrana interdigital, que as ajuda a uma natação rápida e vigorosa.
Geralmente as lontras possuem uma mancha clara (creme ou mesmo branca) debaixo do queixo que se pode estender até à garganta.
No resto do corpo, possui uma pelagem com duas camadas, uma externa e impermeável, que varia do marrom claro ao escuro, com a pelagem muito curta, macia e bastante densa. E outra camada interna usada para o isolamento térmico. O seu corpo é hidrodinâmico, ou seja, permite-lhe nadar a alta velocidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário