domingo, 24 de abril de 2011

Rochas magmáticas


Ao material rochoso que se encontra totalmente ou parcialmente fundido, nas profundidades da Terra, dá-se o nome de Magma, o qual irá originar as lavas que são expelidas por um vulcão.
As rochas que se formam após a solidificação da lava, designam-se rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas (ex: basalto) . No entanto, o magma que não ascendeu à superfície da Terra irá solidificar no interior da crusta. A este tipo de rochas formadas em profundidade, dá-se o nome de rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas (ex:granito).


                                                                                                    
       
Fig.1 Formação de rochas magmáticas

Rochas magmáticas Extrusivas

As rochas magmáticas extrusivas são formadas a partir da perda de temperatura  do material expelido pelas erupções vulcânicas actuais ou antigas. A consolidação do magma, acontece na superfície da crosta ou próximo dela. Este acontecimento é rápido, o que faz a que estas rochas possuam uma textura  vítrea, ou seja, uma textura que não apresenta cristais observáveis a olho nu . É o facto de os cristais nas rochas magmáticas extrusivas não serem tão definidos que as irá distinguir das rochas magmáticas intrusivas
 Há uma grande diversidade de rochas vulcânicas, que se agrupam em alguns grupos/tipos gerais: riólitos, traquitos, andesitos e basaltos, entre os quais existe uma série de rochas intermediária, tal como nas rochas magmáticas intrusivas.
Rochas magmáticas Intrusivas
        As rochas magmáticas intrusivas são formadas a partir do arrefecimento do magma no interior da crosta, nas partes profundas da litosfera, sem qualquer contacto com a superfície. As rochas magmáticas depois do material sedimentar ou metamórfico que ao longo de vários anos se depositou por cima das rochas magmáticas, ser removido é que podemos encontrar este tipo de rocha magmática.
       Em geral, o arrefecimento é lento e ocorre a cristalização de todos os seus minerais, que fará com que as rochas magmáticas intrusivas apresentem uma textura holocristalina, ou seja, possuem um elevado número de cristais que podem ser observáveis a olho nu. A sua estrutura é granular e maciça. Podem ser classificadas consoante a sua composição mineral.
Exemplos de rochas Magmáticas:



cláudia costa, nº8,10ºct1

Sem comentários:

Enviar um comentário