terça-feira, 19 de abril de 2011

Sapo-Corredor - Beatriz Coelho

Nome científico: Bufo Calamita
Nome Comum: Sapo Corredor
Nome Regional: Sapo Corredor
Família: BUFONIDAE


O sapo-corredor é um sapo natural de zonas arenosas da Europa Ocidental e do Norte. Os sapos adultos machos chegam a ter de 6 a 7 cm de comprimento, enquanto as fêmeas podem ter até 9 cm.
Estes distinguem-se do sapo-comum por possuírem uma risca amarela a meio do dorso.
A sua cabeça tem aspecto arredondado, e com focinho curto. Os seus olhos são relativamente grandes, com íris esverdeada e pigmentação escura. As suas patas posteriores são relativamente compridas, o que lhes dá um andar característico que também os distingue de sapos de outras espécies. Tem a pele rugosa, coberta por numerosas verrugas, de cor acastanhada e por vezes alaranjada.

 Para se reproduzirem aproveitam essencialmente a época das chuvas na Primavera, os adultos recorrem a charcos pequenos e pouco profundos na época de reprodução. Os machos podem acasalar com várias fêmeas durante a mesma época de reprodução. As fêmeas depositam até 4000 ovos, distribuídos por um cordão gelatinoso muito fino.
 O sapo-corredor pode viver até aos 12 anos de idade e alimenta-se principalmente de escaravelhos, minhocas, moscas e outros pequenos animais.
O seu habitat pode ser em grande variedade, podendo encontrar-se em areais costeiros, e em zonas de alta montanha, especialmente em locais com solos pouco compactos. Durante a noite desloca-se em terreno descampado, e consegue-se ver marcas das suas patas na areia solta.








Sem comentários:

Enviar um comentário