segunda-feira, 18 de abril de 2011

Centopeia - Joana Pisco


Classificação Científica das Centopeias:




Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Super Classe: Myriapoda
Classe: Chilopoda 


A centopeia (= cem patas) é um animal comprido e cheio de patas.
Nem todas as centopeias possuem 100 patas. 
As centopeias apresentam entre 15 e 191 pares de patas dependendo da sua espécie e tamanho.
A centopeia mais comum na Europa tem apenas 15 pares de patas, ou seja, 30 patas. No entanto, elas distribuem-se por todo o mundo e têm muitas espécies diferentes, algumas delas com mais de 150 pares de patas.



As centopeias que se costumam observar na Europa são de pequenos tamanhos, com cerca de 5 centímetros, embora existam algumas espécies de centopeias que chegam a ter 30 centímetros, nas zonas tropicais.
A maioria das espécies de centopeias de grande porte utiliza as suas patas com o objectivo de mergulhar na terra e tapar o buraco que faz nesta sempre ao passar, como forma de defesa.





As centopeias:

  • Alimentam-se de pequenos moluscos, vermes, insectos e aranhas;
  • Possuem pinças venenosas nas patas do primeiro segmento do corpo;
  • Possuem um sistema digestivo completo, pois a digestão inicia-se pela boca e termina no ânus;
  • Habitam regiões tropicais e temperadas do planeta;
  • Pesam, em média, de 20 a 30 gramas;
  • Possuem um tamanho de 20 cm, em média;
  • Apresentam uma cor castanha-amarelada com faixas pretas e patas amarelas. 




8 comentários:

  1. a mordida da centopeia pode matar?

    ResponderEliminar
  2. Só pode dar algum problema, caso apessoa seja alérgica. Porém, matar, é muito difícil.

    ResponderEliminar
  3. matei uma centopeia em casa, com mais de 5 cm, não sei de onde veio. Na despensa junto ao rodapé tenho uns buracos, tera vindo daì?

    ResponderEliminar
  4. hoje 28/11/2012 a noite meu pai passando a flanela nos quadros achou uma centopeia de 5 centimetros rastejando perto da moto do meu pai quando o meu pai amatou a jente ficou tranquilo e tudo ocorreu bem.

    ela pode matar

    tenho 10 anos (anonimo)

    ResponderEliminar
  5. Direto acho centopéia no banheiro pelos cantos. De onde ela vem. Sera q é venenosa?

    ResponderEliminar
  6. estava tomando banho, uma saiu do ralo e subiu na minha perna...
    quando olhei pra baixo e vi aquele troço subindo dei um tapa e vim aqui pesquisar.....
    media uns 5cm......
    menos mal, to livre!

    ResponderEliminar
  7. o meu gato tava brincar com a centopeia quando foi ver onde ele tava ela tava virada de cabeca para baixo eu e minha mae queimamos ele

    ResponderEliminar